quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Inverno

Verdade mística


   Ao se pensar numa sociedade perfeita, vem-nos à mente indivíduos muito diferentes que se respeitam em primeiro lugar. Depois, fazem das relações interpessoais um leque de gentilezas. Mas, como esta sociedade está londe de ser perfeita, falta a uns tantos o fator imprescindível que gera a tal perfeição: a educação, no seu sentido mais amplo.
   É difícil julgar o mundo quando se faz parte dele. Entretanto, é fácil perceber que há algo de errado no modo como os seres humanos se relacionam com os outros e com o ambiente em que vivem. Pois, aquela educação deixou de existir de muitas formas no cotidiano. Como o fato de encontrarmos ruas tão sujas e leis de trânsito desobedecidas. Essas "pequenas" coisas, com as quais estamos tão acostumados(quando não deveríamos estar), são retratos de como as boas maneiras são esquecidas.
   Assim, vê-se o quão falho está o processo educacional. Não só o nível de escolaridade e cultura, mas, principalmente a educação familiar. Aliás, há muitos iletrados neste país mais gentis do que os intelectuais. Como também, há outros que só conhecem a  "educação" de suas casas, onde a comida é escassa e, em muitos casos, impera a violência.
   Compreende-se, então, que quando se vê nos noticiários que vizinhos brigam e se matam por causa do lixo na calçada, não é o fim dos tempos, como alguns pensam. É o fim da capacidade de dialogar, de compreender e tratar bem o outro. Afinal é como dizem os místicos: você recebe do mundo o que dá a ele.

Da aula de redação...
Larissa.

Nenhum comentário: