quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Inverno

Perspectivas para a saúde pública no Brasil, Contexto.

   A saúde é um direito universal que é bem estabelecido nas leis da maioria dos países. Tal direito integra o acesso fácil e decente à manutenção da saúde pública e atrela não só cuidados médicos, mas outros fatores que resultam numa vida saudável, como habitação, lazer, emprego digno, entre outros. Porém, apesar de bem redigidas, na prática essas legislações estão longe da realidade.
   Historicamente, o livre acesso a uma vida salubre para todos foi claramente reconhecido, a nível internacional, em 1948, com a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Mas, embora os líderes de organizações, como a OMS da ONU, preguem que a salubridade deve ser para indivíduos de qualquer classe, etnia ou religião, as disparidades econômicas entre as nações formam uma barreira para a execução dessa norma.
   No Brasil, além da desigualdade em face a outros países, esta impera dentro dele, sendo ela a maior causa de uma maioria viver em condições insalubres. Ainda como agravante dessas diferenças, há o acesso restrito aos progressos da ciência, os quais chegam a poucos cidadãos e não são implementados no precário sistema público(SUS). Tal sistema não nos faz crer que haja, nos próximos anos, uma melhora significativa nessa área. Todavia, a globalização gera uma rápida troca, não só de informações, mas também de doenças, porém, antes de pensar em epidemias, deve-se cuidar dos problemas básicos, como o saneamento e a erradicação de doenças simples.
   Assim, o futuro da saúde pública está longe de ser promissor, mas o esforço para mudar essa realidade deve ser feito através de programas apropriados nesse setor. Sendo eles focados na infra-estrutura para o atendimento, na formação de profissionais e nas condições de vida saudável que devem ser oferecidas, principalmente, à parcela pobre da população.


Larissa.


Ando tão à flor da pele
Meu desejo se confunde
Com a vontade de não ser
Ando tão à flor da pele
Que a minha pele
Tem o fogo
Do juízo final... ♪

Nenhum comentário: